segunda-feira, 25 de maio de 2009

O teste nuclear da Coreia do Norte


Kabum!


Extraído da Folha Online, dia 25/05, às 07h09:


A Coreia do Norte anunciou nesta segunda-feira (noite de domingo, no Brasil) ter realizado "com sucesso" um novo teste nuclear e ameaçou executar novas ações, em um desafio aberto à comunidade internacional. O regime ditatorial de Pyongyang desconsiderou, assim, as pressões internacionais que tentam obrigar o país a renunciar às ambições atômicas. [...] Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e União Europeia manifestaram "grande preocupação", assim como Coreia do Sul e Japão. [...] Segundo comunicado da Coreia do Norte, a nova bomba é mais potente que a utilizada no teste anterior, em outubro de 2006, que levou o país a sofrer sanções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). "De acordo com a demanda dos nossos cientistas e técnicos, a nossa república realizou com sucesso um teste nuclear subterrâneo em 25 de maio [...] como parte das medidas para reforçar sua potência nuclear em autodefesa", afirmou o governo da Coreia do Norte segundo a KCNA, agência oficial do país. O teste foi realizado "em um novo nível, mais elevado em termos de força explosiva e de tecnologia de controle", continua o comunicado.

Vale a pena dar uma olhada no restante da notícia.

Enfim, desde que os americanos (norte-americanos seria o correto, mas vamos partir do princípio de que eles se consideram os únicos donos deste continente) deixaram duas surpresinhas nas costas dos japoneses, as nações passaram a falar de armas nucleares com mais cuidado, como se tivessem percebido a porcaria que tinham feito. Mas todos sabemos que eles nunca deixaram de considerar tais idéias brilhantes. Afinal, americanos são americanos. Japoneses são japoneses. Quando a coisa explode (com o perdão do trocadilho), é cada um cuidando do seu.

Não há sigla que resolva, não existem palavras bonitas o bastante para evitar que países se armem e briguem entre si. É só tomar o exemplo de Bento XVI, que pediu "paz" no Oriente Médio. Ah, sim, vamos acreditar que eles escutaram o papa...

De qualquer forma, é possível detectar a hipocrisia na reação de cada um dos países citados: "Uma ameaça para a paz", "Estão violando as resoluções da ONU..."

Vamos lá, puro instinto de sobrevivência! Ninguém gostaria de saber que tem um vizinho brincando com bombas no porão, não é mesmo? Se a finalidade dele fosse se explodir, tudo bem, mas do contrário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário