sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dia dos Solteiros


12 de Junho é um dia no qual eu gosto de me enterrar num buraco e fingir que o resto do mundo não existe. Não me julguem, melhor me isolar do que destilar meu veneno contra os casaizinhos felizes a passearem por aí. Recalque é pessoal e intransferível.

Mas hoje, mesmo sem a menor vontade de mexer no blog, descobri uma invenção interessante: o Single Awareness Day, alternativa que os americanos encontraram para o seu Valentine's Day. Seria como o nosso "Dia dos Solteiros" do 15 de Agosto. A saudação "Happy SAD" é também um trocadilho (sad = triste) autodepreciativo.

Pois então, não se acanhem, solteiros! Não há nada na Constituição que diga que vocês não podem existir neste dia. Se fosse assim para todas as datas comerciais, ops, especiais, a vida seria um caos. Como é o Dia dos Pais para quem não é ou não tem pai? Como é o Dia das Mães para quem não tem mãe? E por aí vai...

Deveria haver o Dia do Mateus, o Dia do João, o Dia da Maria, Dia dos Professores Injustiçados, Dia dos Cineastas Frustrados... Ou melhor ainda: Dia dos Que Não Precisam de um Dia! Não seria ótimo?

De qualquer forma... Happy SAD para mim!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Normalidade

TÁ TUDO MUITO NORMAL
IRRITANTEMENTE NORMAL
SE COISA NOVA ACONTECER
EU VOU DIZER QUE NÃO TÁ LEGAL

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O teste nuclear da Coreia do Norte


Kabum!


Extraído da Folha Online, dia 25/05, às 07h09:


A Coreia do Norte anunciou nesta segunda-feira (noite de domingo, no Brasil) ter realizado "com sucesso" um novo teste nuclear e ameaçou executar novas ações, em um desafio aberto à comunidade internacional. O regime ditatorial de Pyongyang desconsiderou, assim, as pressões internacionais que tentam obrigar o país a renunciar às ambições atômicas. [...] Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e União Europeia manifestaram "grande preocupação", assim como Coreia do Sul e Japão. [...] Segundo comunicado da Coreia do Norte, a nova bomba é mais potente que a utilizada no teste anterior, em outubro de 2006, que levou o país a sofrer sanções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). "De acordo com a demanda dos nossos cientistas e técnicos, a nossa república realizou com sucesso um teste nuclear subterrâneo em 25 de maio [...] como parte das medidas para reforçar sua potência nuclear em autodefesa", afirmou o governo da Coreia do Norte segundo a KCNA, agência oficial do país. O teste foi realizado "em um novo nível, mais elevado em termos de força explosiva e de tecnologia de controle", continua o comunicado.

Vale a pena dar uma olhada no restante da notícia.

Enfim, desde que os americanos (norte-americanos seria o correto, mas vamos partir do princípio de que eles se consideram os únicos donos deste continente) deixaram duas surpresinhas nas costas dos japoneses, as nações passaram a falar de armas nucleares com mais cuidado, como se tivessem percebido a porcaria que tinham feito. Mas todos sabemos que eles nunca deixaram de considerar tais idéias brilhantes. Afinal, americanos são americanos. Japoneses são japoneses. Quando a coisa explode (com o perdão do trocadilho), é cada um cuidando do seu.

Não há sigla que resolva, não existem palavras bonitas o bastante para evitar que países se armem e briguem entre si. É só tomar o exemplo de Bento XVI, que pediu "paz" no Oriente Médio. Ah, sim, vamos acreditar que eles escutaram o papa...

De qualquer forma, é possível detectar a hipocrisia na reação de cada um dos países citados: "Uma ameaça para a paz", "Estão violando as resoluções da ONU..."

Vamos lá, puro instinto de sobrevivência! Ninguém gostaria de saber que tem um vizinho brincando com bombas no porão, não é mesmo? Se a finalidade dele fosse se explodir, tudo bem, mas do contrário...

terça-feira, 12 de maio de 2009

Maísa e a Insanidade Infantil

Ela é o futuro da pátria







Não é raro celebridades mirins perderem o patrimônio e o juízo algum tempo depois que o contrato expira e o público as esquece. Porém, parece que com Maísa, que todo mundo achava uma gracinha, na parte de juízo isso já está acontecendo. Digo "achava" no pretérito mesmo, porque agora nem minha irmã de oito anos atura a menina. Convenhamos, ela está muuuito chata.

E Sílvio Santos, além de continuar botando pilha numa coisa que já mofou há muito tempo, consegue comunicar-se feito criança (dizem que depois de uma certa idade nós regredimos, deve ser isso). Tudo por uma reação de Maísa, que é (ou era) a única coisa capaz de desencadear o riso.

Tudo bem, não tenho nada contra o comportamento dela, coisa perfeitamente normal para a idade em que se encontra. O que me preocupa é uma declaração feita por Sílvio ano passado, segundo a qual Maísa estaria recebendo orientação psicológica da pedagoga Cris Poli, popular Supernanny - aquela psicopata tão simpática. Será que ela já mandou a Maísa para o cantinho da disciplina?

Estas práticas pseudo-revolucionárias e estoicas de educação infantil realmente me assustam. Como fica a sanidade da Maísa e de outras crianças?

Ainda não sou pai, portanto não conheço as atribulações de quem tem de criar um filho, mas acho que se você precisa de um programa de TV para aprender a dialogar com sua criança, você está com um sério problema. Mais do que isso: os pais enchem as cabeças dos filhos com compromissos desde muito cedo. É aula de natação, aula de futebol, pintura, judô, Inglês, Espanhol, yoga...

Eles não podem simplesmente correr soltos por um campo de lírios enquanto podem?

sexta-feira, 8 de maio de 2009

BlogBlogs.Com.Br

Playing for Change

Pela paz mundial


É raro coisas assim aparecerem na Rede Globo. Geralmente eu só as descubro durante uma rápida navegada pelo Youtube.





O documentário "Playing for Change: Peace Through Music" teve a iniciativa de reunir pessoas de diferentes partes do mundo através da música. A equipe viaja a lugares como Itália, África do Sul, Nepal e Israel para gravar trechos de uma mesma música, que depois são mixados e transformados num trabalho de cair o queixo.



Ver gente de diferentes etnias e nacionalidades seguindo o mesmo compasso, com o mesmo feeling, dá uma revirogada em quem teve de estudar ou trabalhar o dia todo e andava achando que a paz mundial era coisa impossível de acontecer. OK, por toda parte existem seres humanos vis e gananciosos que não se conformam em compartilhar com seus semelhantes um pouco de espaço e felicidade. Mesmo assim, de cada 10 pessoas sem caráter, uma é capaz de despertar sua simpatia e fazer valer o esforço de viver neste mundo cão.

No mais, o ritmo e melodia são relaxantes. Vale a clicada. E eu não sei por que, mas os corais africanos parecem tão... celestiais, sei lá, só sei que é bom.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Gripe Suína e Analfabetismo Político

Ontem mesmo, deparei-me com uma formidável declaração do governador José Serra sobre a tão falada gripe suína.




Lembrando que esse cara já foi Ministro da Saúde, não pude deixar de resgatar um texto de Bertold Brecht que me foi apresentado pela primeira vez em uma aula de História, intitulado "O Analfabeto Político". Eis o texto:

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

Dentro de tanto lixo que a Internet possui, esse tipo de informação é de um valor imenso. É realmente um barato quando o Youtube "entrega" gafes como a do Serra, porque se as evidências estão todas no ar, nós só temos que apanhá-las. Não podemos reclamar sabendo que elegemos pessoas inaptas.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Introdução à Introdução



Sonho Lúcido


De acordo com a Santa Wikipedia:


"O termo sonho lúcido se refere a percepção consciente que temos de um determinado estado ou condição enquanto sonhamos, resultando em uma experiência da qual temos uma recordação muito clara ("lúcida") e nítida, onde normalmente aparenta termos tido controle e capacidade direta sobre nossas ações, e algumas vezes, o próprio desenrolar do conteúdo do sonho. A experiência completa do início ao fim é chamada de sonho lúcido. Stephen LaBerge, um popular autor e pesquisador do assunto, definiu como 'sonhando enquanto sabemos que estamos sonhando'."


Por algum tempo, eu, reles mortal, procurei explorar essa "percepção consciente" enquanto dormia, a fim de descobrir mais a respeito do Universo e de minha própria natureza. No entanto, o objetivo principal era o mesmo de sempre: divertir-me à beça. Não consegui.


Hoje, tento prestar atenção na vida como ela é, suas viradas, suas nuances... Enfim, trazer meus pés para mais perto do chão, ainda que largar tudo e ir dormir pareça, às vezes, uma alternativa bem mais confortável. Hoje, mais do que nunca, a vida nos pede uma percepção mais aguçada, e não é sentando no carpete e fazendo "Ommm" que nós iremos realmente sentir a vida. Vida se vive, não se idealiza.


Isso é o que um reles mortal pensa. Não dêem ouvidos a ele!